• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Susto nas exportações


Quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021 - 14h40

Já vínhamos abordando neste espaço que as exportações vêm ganhando cada vez mais importância no escoamento de nossa produção e na precificação da arroba paga ao produtor. A alta do dólar, associada à maior demanda da China e ao menor potencial comprador do mercado interno foram o cenário por trás desse ganho de relevância das exportações no mercado brasileiro.


Esse cenário deve perdurar e até se intensificar ao longo de 2021 e, por isso, a diminuição no volume exportado em janeiro na comparação com janeiro de 2020 chamou a atenção de muitos participantes do mercado. Confira na figura 1 a evolução dos volumes exportados e do faturamento dos últimos anos.


O menor volume exportado em janeiro chamou a atenção porque quebrou uma sequência de vários meses em que a exportação vinha quebrando recordes de volumes exportados mês após mês. Esse pior desempenho também coincidiu com o pico de valorização da nossa arroba em dólares nos últimos seis anos, conforme mostramos no artigo da semana passada e, por isso, muitos se perguntam se essa pode ter sido a causa.


O resultado de um único mês não pode ser entendido como tendência para o restante do ano e não é correto tirar conclusões com base em tão poucos dados assim. O mais provável é que resultado desse mês tenha sido causado muito mais pela baixa disponibilidade de animais para abate, e consequente menor oferta de carne na exportação, do que por uma menor demanda externa. O fato de a carne no mercado interno ter seguido em alta mesmo com a exportação diminuindo corrobora com essa análise. Analisar os dados consolidados de exportação no primeiro trimestre poderá dar informações mais corretas sobre a tendência para o restante do ano.




<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja