• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Boi gordo x commodities


Sexta-feira, 9 de outubro de 2020 - 14h30

O boi gordo segue sem conseguir achar um teto e, junto com todas as outras commodities, tem tido apenas um caminho nos últimos meses, que é pra cima. Os preços atuais estão 60% acima do que estavam há um ano e quem olha essa “explosão” imagina que a situação é muito confortável para o produtor. Para quem veio carregando estoques realmente a alta dos preços foi muito rentável, porém, para quem gira seu estoque de forma mais rápida a situação não é tão boa assim. Acompanhe na tabela 1 a variação de preços do boi gordo e de alguns insumos de produção, que nos darão uma boa noção da situação da pecuária atual.



A alta do boi gordo até o momento foi menor do que a das demais commodities que compõem seu custo de produção, ou seja, o confinamento não teve alívio significativo na margem em nenhum momento deste ano, de forma que não é realista esperar nenhuma reação de aumento significativo da oferta para os próximos meses. Já pelo lado da demanda, a exportação segue drenando parte significativa de nossa produção e deixando menos oferta para o mercado interno, que sem ter muita alternativa segue absorvendo mesmo a contragosto os constantes aumentos das carnes em geral.


Muitos no mercado acreditam numa repetição em novembro da situação ocorrida no ano passado, com preços disparando pela combinação de falta de oferta e aumento das importações chinesas. O reflexo disso na curva futura tem sido o aumento do diferencial out/20 x nov/20 para sua máxima atual, a R$8,00. Ou seja, o sinal de que o mercado futuro está passando aos produtores é bastante claro no incentivo à manutenção dos animais em engorda e “diferir” esse abate de outubro para novembro. Se os produtores terão condições de responder a esse sinal e se isso será suficiente para arrefecer a alta em novembro nós saberemos nos próximos 60 dias, mas que R$8,00/@ são um ótimo incentivo para fazer isso, não há como negar!




<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja