• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Sazonalidade das exportações


Quinta-feira, 23 de julho de 2020 - 15h00

Com a crise econômica causada pela pandemia do corona vírus afetando o poder de compra da população, as exportações passaram a ter um papel cada vez mais importante na precificação da arroba brasileira. Essa importância vem subindo nos últimos anos e a tendência é que fique ainda mais evidente no segundo semestre de 2020.


Acompanhe na tabela 1 a diferença de volume exportado entre o primeiro e o segundo semestre nos últimos dez anos.


Nesse período, a média de aumento entre o primeiro e o segundo semestre foi de 17,5% e oscilou entre uma queda de 11,9% em 2016 e uma máxima de 53,4% em 2018. Pelas circunstâncias atuais e pela consistência do histórico é bastante confortável esperar que nesse ano a tendência se mantenha e as exportações do segundo semestre sejam maiores. Se for esse mesmo o caso, o protagonismo das exportações na precificação do boi gordo irá aumentar ainda mais.


Essa é uma ótima notícia para os pecuaristas, já que com a falta de oferta, aumento dos custos de produção e o ciclo pecuário forçando altas nos preços, a capacidade do mercado interno em absorver sua fatia da produção fica cada vez mais comprometida. Como pelo lado da exportação ainda somos muito competitivos, abaixo dos preços históricos e bastante abaixo dos nossos principais concorrentes, o mercado mundial ainda tem espaço para absorver eventuais altas no produto brasileiro.


Caso a média diária embarcada até o dia 17 de julho se mantenha para o restante do mês, é muito grande a chance de que seja quebrado o recorde histórico de volume embarcado de out/19, com o segundo semestre já começando bastante aquecido. Em quatro dos últimos dez anos o maior volume embarcado do ano aconteceu em outubro, portanto, essa tem tudo para continuar sendo uma entressafra de preços bastante firmes para o boi gordo brasileiro.





<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja