• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Dinamismo pós crise


Sexta-feira, 12 de junho de 2020 - 11h00

O dinamismo das mudanças das projeções, sejam do mercado financeiro ou da economia real, estão chamando nossa atenção nos últimos dias.


Cenário catastróficos desenhados no início de abril tem sido amenizado e parte dos preços dos ativos de riscos negociados através da Radar Investimentos tem retomado os patamares, inclusive estes antes do coronavírus.


A pecuária não poderia ficar de fora do contexto mencionado acima. De maneira resiliente, o setor de alimentos e, especificamente, a arroba do animal terminado atravessou essa “prova de fogo” no Brasil.


Parte disto deve-se a demanda externa, pois se somarmos as três proteínas de origem animal (bovina, suína e de frango), o volume embarcado somente para a China + Hong Kong, em maio/20 ficou 67% acima da média embarcada durante 2020 para aquele destino. Um patamar que chama a atenção e reforça a visão de déficit deste tipo de proteína para estes importadores.


No mercado interno, com opções limitadas de lazer, o brasileiro pode ter trocado o bar, o shopping, as viagens pelo bom e velho churrasco ou com aquele almoço/jantar farto com a família.


Os dados divulgados hoje (10/junho) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que com as mudanças de hábitos de consumo na quarentena, as despesas com alimentação e bebidas voltaram a ser o principal componente do orçamento das famílias brasileiras em maio.


O dispêndio com alimentação e bebidas representaram 19,97% do orçamento das famílias brasileiras, acima mesmo dos gastos com transportes, em 18,85%. Em janeiro de 2020, essas participações estavam em 19,35% e 20,60%, respectivamente.


Pelo lado da oferta de animais terminados, em uma ótima semanal, o feriado desta quinta-feira retira em um dia útil o abate, mas subtrai praticamente dois dias para a compra de boiadas prontas. Neste sentido, a disputa por animais terminados em São Paulo e nas praças vizinhas pode ganhar tração.


Com a página da safra “virada”, resta apenas saber se o volume fechado para o primeiro giro do confinamento será suficiente para arrefecer essa disputa de julho/20 adiante. Talvez o dinamismo das projeções pode ficar também mais evidente neste segmento.


Tabela 1. Mercado futuro do boi gordo na B3 - R$/@, à vista.



Fonte: Cepea/Esalq - B3



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja