• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Cadê a volatilidade do mercado?


Segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016 - 09h45

O mercado físico de boi gordo segue sem muitas novidades, a oferta segue muito restrita, as escalas de abate permanecem muito curtas e a briga entre indústria e pecuarista segue muito grande, porém, ultimamente quem tem vencido a queda de braço tem sido o pecuarista, na medida em que sem ter outras alternativas, a indústria vem aos poucos subindo os preços pagos. Na semana o intervalo de preços mais comum nos negócios foi entre R$155,00/@ e R$160,00/@, à vista, sendo essa máxima ainda esporádica e apenas para bois Europa. De toda forma, esse cenário de firmeza e preços subindo de forma lenta, porém consistente, tem sido o retrato da safra até agora.


O reflexo desse cenário sem solavancos no mercado futuro é a baixa volatilidade, sem um fluxo de notícias que movimente de forma mais vigorosa os preços, o volume de negócios tem sido cada vez menor. A situação pode ser resumida da seguinte forma: não há pressão vendedora e a especulação na compra é muito pequena, pois todos enxergam a realidade de falta de oferta e escalas curtas, porém, também não existe uma pressão compradora muito forte, já que toda a curva de preços está com ágio e, para que uma nova rodada de altas se inicie é necessário o Indicador Esalq “empurrar” a curva pra cima, o que não vem acontecendo. 


Na maioria dos dias o mercado abre, alguns poucos lotes são negociados e os preços permanecem nesse patamar no restante do dia. O efeito ruim da falta de volatilidade, além da baixa liquidez, é que com menos especulação, ocorrem menos distorções de preço e, consequentemente, menos oportunidades para fixação de preços por parte dos hedgers. O lado positivo da baixa volatilidade é o barateamento dos prêmios das opções de venda e de compra. No cálculo desse prêmio os componentes principais são a distância do nível da opção para o preço do mercado futuro, o tempo até o vencimento e a volatilidade do mercado futuro. Com a volatilidade em níveis historicamente muito baixos, os prêmios das opções têm sido mais acessíveis e muitos têm se aproveitado desse fator para comprar seguros de preços a custos mais favoráveis, principalmente para a safra, onde o tempo não encarece tanto a operação. Acompanhe na tabela 1 o valor teórico para alguns níveis de opções de venda de março, abril e maio.


Com os custos das opções mais competitivos com níveis mínimos que ainda garantem uma engorda lucrativa na safra, a compra de seguro é uma boa forma de apostar em novas altas sem correr nenhum risco desnecessário.




<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja