• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Cadê a liquidez do mercado?


Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 - 17h51

Não há o que acrescentar sobre a situação descrita para o mercado físico no artigo da semana passada. Os preços e escalas de abate permanecem exatamente os mesmos e a situação vigente há mais de 60 dias continua sem nenhuma alteração. O ritmo do mercado vem sendo exatamente o mesmo. Ou seja, as indústrias conseguem comprar um pouco melhor nos preços mais altos, melhoram a escala, tentam recuar preços, a oferta diminui e os preços antigos são retomados. Essa dinâmica de valores de lado e sem nenhuma tendência definida é a atual situação do mercado físico e futuro de boi gordo.
Nesse cenário, o desempenho do mercado futuro de boi é sofrível e a liquidez dos contratos chega a ser irrisória. Simplesmente não há movimentação e mesmo os contratos teoricamente mais líquidos, como o vencimento de maio, por exemplo, às vezes passam horas sem nenhum contrato negociado. O número de contratos em aberto atualmente no mercado futuro é o menor dos últimos dez anos. Acompanhe na tabela 1 a situação nessa mesma data de 2008 a 2015.

Apesar da situação cada vez pior da economia brasileira, com alta inflação e crescimento zero (com alguns analistas já projetando recessão para 2015), a imensa maioria dos participantes descarta qualquer possibilidade de queda de preços para o ano, com o mercado futuro precificando praticamente toda a safra de 2015 no mesmo preço, ao redor de R$143,00/@. Inclusive nesta semana, o contrato de maio atingiu sua máxima até agora, cotado em R$142,64/@ ao meio dia do pregão de 12/2.
Essa expectativa altista do mercado para a safra tem gerado boas oportunidades para fazer uma operação típica da entressafra, que é a compra de bois magros e o envio direto para o confinamento, travando o preço de venda no mercado futuro ou a termo direto com o frigorífico. Em Goiás, por exemplo, onde a oferta de bois magros teve melhora considerável nas últimas semanas, muitos boitéis que estão operando normalmente na safra têm recebido cada vez mais lotes com esse tipo de operação. Como o prêmio para bois Europa tende a ser mais agressivo na safra, essa conjunção de fatores tem possibilitado bons ganhos com risco relativamente baixo. 




<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja