• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Até onde pode ir?


Sexta-feira, 10 de outubro de 2014 - 15h29

A pergunta do título desse texto é a que mais tem se ouvido entre pecuaristas, operadores de mercado futuro e qualquer outra pessoa que tenha alguma conexão com a pecuária nos últimos dias. Ela se refere aos preços do mercado físico de boi gordo e por consequência também aos preços do mercado futuro, que até o momento tem caminhado sempre com ágio e mesmo com o passar do tempo e consequentemente a maior proximidade de vencimento do contrato de outubro, esse ágio tem se mantido.


O Índice Esalq à vista não tem dado razão para tamanha euforia já que no mês de outubro subiu apenas 0,98%, contra alta de 2,50% do contrato de outubro no mesmo período. Além do ambiente de pouca oferta, a expectativa de altas mais fortes por parte dos produtores tem dificultado ainda mais as negociações e por mais que as indústrias tentem segurar aumentos na matéria prima, devido às dificuldades de repasse na carne, a oferta restrita força pagamentos maiores pela arroba.


Essa situação se repete em praticamente todas as praças pecuárias do Brasil e sem ter muito para onde correr, as indústrias que não tem volume significativo de animais comprados a termo ou diminuem o abate ou pagam preços maiores para completar as escalas. Essa situação tem forçado a liquidação de posições vendidas, o que coloca ainda mais lenha na fogueira altista e força os contratos futuros a renovar suas máximas dia após dia, como pode ser observado na figura 1, onde mostra a evolução do ÍndiceEsalq à vista (linha branca) e dos contratos futuros de outubro (linha amarela), novembro (linha verde) e dezembro (linha rosa).


Em um mercado como o atual, a tarefa de tentar "achar" o topo tem sido especialmente difícil, já que as análises fundamentalistas de oferta e demanda, pelo menos momentaneamente, tem sido deixadas de lado pela violência dos movimentos no mercado futuro. Correndo o risco de soar repetitivo, mas em momentos como esse muito melhor do que tentar achar a alta é comprar seguros de preço mínimo baratos e surfar na onda positiva do mercado.




<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja