• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Mudança de expectativas?


Sexta-feira, 12 de setembro de 2014 - 15h43

Uma vez por semana, mais precisamente às sextas feiras, a BM&F divulga a posição dos participantes do mercado futuro de boi gordo. 


É interessante acompanhar essa informação porque a análise de suas alterações ao longo das semanas nos dá dicas sobre possíveis mudanças na posição e, consequentemente, das expectativas dos participantes do mercado. É verdade que, para uma análise mais completa, o mais correto seria analisar a posição não somente no mercado futuro, mas também nos mercados de opções de compra e de venda, porém, para não deixar este texto muito técnico, iremos nos ater apenas nas posições do mercado futuro.


Todas as pessoas que operam na BM&F são classificados dentro de uma de 5 categorias, a saber:


Pessoa Jurídica Financeira: basicamente são as tesourarias de Instituições Financeiras (Bancos);Investidor Institucional: são os fundos de investimento;Investidor Não Residente: é qualquer participante domiciliado ou sediado fora do Brasil;Pessoa Jurídica Não Financeira: qualquer empresa não financeira que opere no mercado. Nesta categoria destacam-se os frigoríficos;Pessoa Física: são basicamente os pecuaristas e especuladores individuais.


Nas últimas quatro semanas houve mudanças significativas na posição líquida (posição comprada menos a posição vendida) de importantes participantes no mercado, e isso aconteceu juntamente com as fortes altas dos preços no mercado à vista e nos contratos futuros, o que chama ainda mais a atenção para o movimento. Acompanhe na tabela 1 as posições do dia 7/8/14 e do dia 4/9/14:



Repare que a posição vendida de Pessoa Jurídica Não Financeira no dia 7/8/14 era de apenas 706 lotes, ou apenas 4,25% do mercado total, enquanto que Pessoa Física tinha posição líquida comprada de 6.504 lotes, ou 39,20% do mercado. Nessa data, o Índice ESALQ à vista estava em R$120,26/@. Já a posição do dia 4/9/14 mostrava Pessoa Jurídica Não Financeira com posição líquida vendida de 7.909 contratos, ou 49,00% do mercado e Pessoa Física comprada em 8.663 contratos, ou 53,80% do mercado. Nessa data o indicador à vista estava em R$128,19.


O fato de P.J. Não Financeira ter posição majoritariamente vendida não é nenhuma novidade, já que o hedge de toda a compra de bois a termo é feito através da venda de contratos no mercado futuro, na verdade o que chama a atenção era exatamente a posição líquida vendida muito pequena desse participante no início de agosto, podendo ser indicativo de baixo volume de animais comprados a termo, ou de uma expectativa de alta para o mercado, sendo preferível dessa forma, tomar o risco do que vender nos preços em que estavam. Já após a alta de aproximadamente 7,00% que aconteceu no Índice ESALQ à vista no último mês, a posição vendida desse participante aumentou substancialmente podendo indicar um forte aumento nas compras de boi a termo, ou a expectativa de que o mercado não teria força para subir muito além dos patamares atuais.


Já a posição líquida comprada de Pessoa Física veio aumentando à medida que o mercado veio subindo numa indicação de que no geral não houve grandes movimentos de realização de lucros, mas sim de maiores compras a preços maiores. Essa disputa entre Pessoa Física comprada e P.J. Não Financeira vendida já é velha conhecida de qualquer pessoa que acompanhe o mercado futuro de boi gordo na BM&F. No ano até agora com os preços em alta, a posição comprada, via de regra, tem levado a melhor, vamos ver de agora até final de outubro qual veredito nos dará o mercado.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja