• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Safra dando as caras?


Sexta-feira, 9 de maio de 2014 - 15h37

Até agora, o indicador ESALQ à vista ainda não conseguiu, em nenhum momento do ano, engatar uma tendência significativa de baixa. 


Em todas as ocasiões em que ocorreram quedas no indicador, estas foram moderadas e duraram poucos dias, apesar de o contrato de maio sempre ter precificado quedas significativas para este mês, como pode ser observado na figura 1.


Como não podia ser diferente, o deságio de maio em relação ao indicador ESALQ vem diminuindo com o passar dos dias, estando atualmente ao redor de R$3,30/@, faltando 16 pregões para o vencimento do contrato.
Até agora o pessimismo desse contrato tem se mostrado exagerado. Porém, nos últimos dias, o aumento da oferta de animais e o consequente alongamento das escalas têm colocado uma pressão adicional no mercado físico, que ainda não foi refletida pelo indicador ESALQ.


Uma possível queda de preços devido ao acúmulo de oferta no final da safra, além de ser esperado, é até certo ponto benéfico caso consiga trazer junto os preços da reposição, que estão em patamares extremamente altos, inviabilizando qualquer possibilidade de bom resultado operacional frente aos preços da entressafra no mercado futuro. 


O maior problema é que, até agora, qualquer queda de preços no mercado físico tem sido acompanhada não pela reposição, mas pelos vencimentos da entressafra, que permanecem abaixo da safra e inviabilizam o confinamento. 


Já há pesquisas de mercado apontando que o crescimento do número de animais confinados para 2014 será bem menor do que o anteriormente esperado. Se este for mesmo o caso, como se comportarão os preços no restante do ano?




<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja