• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Dólar em alta, mas boi gordo ainda sem prêmio...


Sexta-feira, 21 de junho de 2013 - 16h07

A principal notícia da semana é a escala do dólar que atingiu sua máxima dos anos anteriores, cotado atualmente acima de R$2,23, com uma alta vertiginosa nos últimos dias como pode ser observado no gráfico ao lado.


A alta do dólar vem sendo um fenômeno mundial, com a sinalização do início da retirada dos estímulos econômicos pelo Banco Central norte-americano, mas como a percepção de risco do Brasil está muito pior, o movimento de alta do dólar frente ao real é ainda mais pronunciado. 


Neste embalo, o mercado vai testando novas máximas para a moeda dia após dia e o pregão de 19/6 foi emblemático, já que o Banco Central brasileiro não atuou. A cotação do dólar subiu durante o dia, rompendo máxima acima de máxima.


As consequências desta disparada do dólar para a receita dos exportadores são óbvias, já que recebem mais reais com a venda da mesma quantidade de mercadorias. Isto com certeza aumenta a demanda das indústrias por matéria prima. 


Esta nova realidade está se refletindo no mercado futuro de milho, que vem subindo acompanhando a alta do dólar. No mercado futuro de boi gordo esta alta não vem sendo a realidade, inclusive no pregão de 19/6, à medida que o dólar fazia novas máximas, os contratos futuros de boi operavam em queda.


O mais interessante disto é que o balanço oferta x demanda do boi é amplamente mais apertado do que no milho. Nem mesmo a realidade de escalas curtíssimas no mercado físico somada à forte alta do dólar foi suficiente para animar o mercado futuro a colocar mais ágio na curva de preços. 


Fica aberto para debate as razões do pessimismo que vem sendo a marca do mercado futuro até agora, uma vez que em nenhum momento tivemos prêmios substanciais. 


Será que apenas a expectativa de aumento do volume de animais confinados no segundo giro é a responsável por esta situação?




<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja