• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

IFR – Índice de Força Relativa


Quinta-feira, 28 de março de 2013 - 15h50

Foi abordado neste espaço que existem, basicamente, dois tipos de análises sobre o mercado, uma é a análise fundamentalista, e a outra é a técnica. 


A análise fundamentalista se preocupa com os fundamentos do mercado, como oferta, demanda, sazonalidade, exportações, dólar e etc. A análise técnica se preocupa com o histórico dos movimentos do mercado, que são sempre expressos através de gráficos, daí seu nome também ser análise gráfica.


A análise técnica (ou gráfica) pode ser extremamente extensa, complexa, com diversas teorias, recursos e nuances, que podem muitas vezes resultar em interpretações conflitantes. Não é o objetivo desta coluna entrar nestes detalhes, porém, existem alguns indicadores gráficos que são bastante simples e confiáveis para mostrar a situação atual do mercado, proporcionando uma visão abrangente de onde exatamente o mercado está, um deles é o IFR.


IFR é a abreviação de Índice de Força Relativa, que através de uma série de fórmulas matemáticas expressa, em uma escala de 0 a 100, a força de um movimento de alta ou de baixa de preços. Muito simplificadamente, quando o IFR está abaixo de 30, significa que o mercado está "sobre vendido". Ou seja, o mercado caiu demais e o movimento de queda tende a perder força a partir desse patamar. 


Da mesma forma, quando o IFR está acima de 70, diz-se que o mercado está "sobre comprado" ou subiu demais, e é uma indicação que o movimento de alta tende a perder força. Se o IFR estiver entre 30 e 70 ele não é um indicador tão "confiável" da manutenção, ou não, de um movimento.


A figura ao lado é o gráfico do contrato de mai/13 do mercado futuro de boi gordo da BVM&F. A linha abaixo representa a evolução do IFR entre os extremos de 30 (sobre vendido) e 70 (sobre comprado). Repare que quando o IFR chegou próximo dos níveis de 30 e 70, ele indicou um sinal de reversão de tendências de preços. 


Um IFR de 30 denota uma tendência de que o movimento de queda tende a diminuir ou acabar, da mesma forma que, um IFR de 70 mostra uma tendência de que o movimento de alta tende a diminuir ou acabar. 


O IFR não é uma ferramenta disponível para qualquer pessoa e não é uma informação determinante para a compra ou venda de contratos, porém, após grandes movimentos de alta ou de baixa ele pode ser um bom indicador sobre a possibilidade de reversão de tendência do mercado e deve ser levado em consideração na tomada de decisões. 


A recente sequência de altas no contrato de maio/13 levou o seu IFR para acima de 70 pela primeira vez no ano. Isto seria, por si só, um indicador de que o mercado precisa "tomar mais fôlego" antes de novas altas. Como abordado no artigo da semana passada, o mercado futuro apresenta uma tendência de diminuir gradativamente o deságio dos contratos de safra, já que o tempo vai passando e até agora não tivemos quedas significativas. 


Vamos ver qual movimento vai ter a maior força. De qualquer forma, para quem estava comprado no contrato de maio e aproveitou grande pare desta alta, esta pode ser uma boa oportunidade de realização de lucro.





<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja