• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Relação de troca boi gordo x milho


Quinta-feira, 14 de março de 2013 - 17h37

A principal característica da atividade de confinamento de bovinos é o uso intensivo de capital. O dispêndio financeiro para compra de insumos e boi magros é enorme, e por isso a atividade demanda determinado grau de gerenciamento mais complexo do que a pecuária a pasto.  


Dentro deste ambiente, tão importante quanto o hedge da venda dos animais, é o hedge dos custos de produção, e nele o milho ganha destaque. Ainda mais importante do que o custo do milho em reais é o custo do milho em @. É possível travar esta relação de troca através do mercado futuro.


Para travar a relação de troca boi gordo x milho no mercado futuro, é necessário a utilização do contrato de milho. A cotação é dada em R$/saca de 60kg e o lote é de 450 sacas. Diferentemente do mercado de boi gordo, que tem vencimento em todos os meses do ano, o contrato de milho tem vencimentos apenas nos meses de janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro.


A evolução da relação de troca boi gordo out/13 x milho set/13, está atualmente na máxima do ano, em 3,88 sacas de milho/@. Acompanhe a evolução desta relação no gráfico ao lado.


A forma de travar o poder de compra da @ em sacas de milho é vender o contrato do boi gordo de out/13 e comprar equivalente quantidade de contratos do milho de set/13. Uma vez travada a relação de troca, que está atualmente em 3,88 sacas/@, é necessário equilibrar o número de contratos de cada mercadoria para manter esta relação estável. 


Como o contrato de boi tem 330@, um contrato de boi é o equivalente a 1.280 sacas de milho, ou 2,85 contratos, assim para cada contrato de boi gordo de outubro vendido, deve ser comprado 2,85 contratos de milho setembro, travando a relação de troca. Quando ocorrer a compra do milho no mercado físico, liquida-se a posição comprada do milho no mercado futuro "transferindo-se" assim o estoque de milho carregado na bolsa para o mercado físico, porém mantida a relação de troca feita pelo pecuarista.


O ano de 2012 foi bastante ilustrativo da importância de se aproveitar os momentos favoráveis da relação de troca, já que até junho de 2012 o cenário de preços era perfeito para o confinamento, com milho em queda e boi em alta, culminando com relações de troca de até 4,38 sacas/@ nos contratos futuros milho de set/12 x boi out12, ou 27,0% melhores que a média histórica de 3,46 sacas/@.


Porém, a partir de jul/12 com a quebra da safra americana o cenário se inverteu trazendo a relação de troca para a mínima de 2,73 sacas/@ e portanto tendo um enorme impacto na rentabilidade de quem não tinha esta relação de troca favorável protegida na BVMF. Vale a pena acompanhar esta relação e agir quando for necessário.





<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja