• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Fundamentos para seguir nas próximas 1000 edições


Sexta-feira, 16 de novembro de 2012 - 16h42

Para comemorar a milésima edição deste boletim, resolvi não projetar preços, analisar as tendências, volatilidades, curvas e etc. A intenção aqui sempre foi mostrar, de maneira isenta e didática, inteligência de mercado, ferramentas de gestão e estratégias que possibilitassem aos envolvidos no mercado do boi gordo os melhores parâmetros para uma tomada de decisão.


Pensando nisso me deparei com o autor John Hull. Seu livro é um dos mais utilizados pelos interessados no funcionamento dos mercados futuros em geral. Em "Fundamentos dos Mercados Futuros e de Opções" - leitura obrigatória para todos interessados em gestão do risco de qualquer atividade - o capítulo final traz o seguinte título: Infortúnios com derivativos e o que se pode aprender com eles.


Apesar do tom negativo, ao se deparar com os temas deste capítulo o leitor logo percebe que são bastante pertinentes, não apenas aos famosos traders, mas também a pecuaristas interessados na continuidade da sua atividade.Entre eles, e como lição das 999 edições anteriores, segue um breve resumo dos princípios que devem nortear não apenas os mercados futuros, mas seu futuro neste implacável mercado:


- Defina e respeite os limites de risco: dimensionar o investimento correto ou realizar posições em bolsa podem implicar em vantagens, mas também em risco caso não existam limites pré-definidos;- Não assuma que você é melhor que o mercado: o mercado é soberano. Análise do mercado é muito mais arte do que ciência, e a garantia de proteção dos lucros da atividade é a melhor das estratégias de investimento, independente do tamanho dele;


- Não subestime os benefícios da diversificação: atividades correlatas podem oferecer benefícios mútuos, melhorando produtividades ou  diminuindo riscos como quedas abruptas de preço. 


- Faça análise de cenário e não confie cegamente em modelos: a dinâmica do mercado é muito rápida, indicadores mudam, economia muda, e o que era dado como certo pode não ser válido para o futuro. Esteja atento para sempre realizar as alterações necessárias 


- Tome cuidado quando todos seguirem a mesma opinião: expectativas podem ser frustradas, principalmente na euforia das maiorias. Ocasiões como essas geralmente são seguidas por grandes movimentos contrários à expectativa.


- Tenha certeza de entender totalmente os negócios que está fazendo: mantenha total controle sobre sua atividade e as decisões tomadas, seja comercialização do rebanho ou genética utilizada, esteja atento ao cenário.


- Tenha certeza de que o hedger não se tornará um especulador: caso eventualmente acerte "na mosca" com relação à vendas e preços nas máximas, lembre-se do que foi citado anteriormente (Não assuma que vc é melhor que o mercado).



 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja