• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Mês de reviravolta!


Sexta-feira, 13 de julho de 2012 - 16h12

Nos últimos 30 dias foram extremamente ilustrativos de como podem ser abruptos e violentos os movimentos nos mercados financeiros. Apenas ilustrando a situação, comparando a situação em 1/6 e a atual temos o cenário do mercado na tabela 1.


Infelizmente a evolução do mercado não poderia ter sido pior para os confinadores que ainda estavam desprotegidos.


Um cenário que era bastante favorável se inverteu, e agora é extremamente desfavorável à atividade neste ano.


O gráfico que melhor ilustra esta piora abrupta é o da relação de troca boi x sacas de milho, apresentado ao lado na figura 1.


No início de junho, com o valor de uma arroba de boi para outubro, era possível comprar 4,3 sacas de milho para setembro. Atualmente, esta relação recuou para 3,18 sacas/@, uma piora de 26% em pouco mais de 30 dias. 


Mais importante do que a lamentação e arrependimento de quem enfrentou a atual situação sem nenhuma proteção de preços, é analisar quais as implicações que tal invertida do mercado terá no restante do ano, sobretudo, na segunda rodada de confinamento.   


Esta situação lembra muito a entressafra de 2009, onde a condição climática chuvosa, bastante atípica, aliado à crise mundial fez os preços caírem em pleno outubro, causando enormes prejuízos aos confinadores.


O cenário atual é ainda mais dramático, pois o custo dos insumos do confinamento deste ano está bem acima do que estavam na ocasião.


De qualquer forma, os animais que serão abatidos em outubro provavelmente ainda não estão no cocho e o impacto que a precificação atual terá no volume de animais confinados para outubro é o que será o principal driver do mercado nas próximas semanas.




<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja