• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Exportação fecha setembro em alta


Quinta-feira, 3 de outubro de 2019 - 14h20

A falta de matéria-prima, somada ao consumo mais aquecido de começo de mês e às exportações em bons patamares manteve o mercado de carne bovina firme.


Na média de todos os cortes pesquisados pela Scot Consultoria, o ajuste foi de 0,1% na comparação semanal. Já são quatro semanas consecutivas de movimentações positivas, ainda que esta tenha sido praticamente de estabilidade.


Para o curto prazo, o mercado deve se manter firme, com o início do mês dando força às vendas.


Pensando em médio prazo, é esperado que o consumo ganhe ânimo com a chegada do último trimestre do mês, tendo em vista a liberação do fundo de garantia (FGTS) e o recebimento do décimo terceiro no final do ano.


As exportações continuam sendo um dos fatores que está dando sustentação ao mercado interno.


Em setembro, foram exportadas 123,7 mil toneladas de carne bovina in natura. Em relação ao faturamento, a média da tonelada vendida em setembro foi de U$4,24 mil, 1,6% maior que a média de agosto e 7,4% mais que setembro de 2018. Esse é maior preço recebido pela tonelada de carne in natura de toda a série história.




VAREJO


A expectativa de melhora no consumo com o início do mês valorizou a carne bovina nos açougues e supermercados, ainda que um movimento sutil.


Na média de todos os estados e cortes pesquisados, houve alta de 0,2% na semana.


O Rio de Janeiro foi o estado pesquisado com o maior movimento, de 0,3%. Seguido de São Paulo e Minas Gerais que tiveram ajustes positivos de 0,2% e Paraná, com alta de 0,1% na comparação semanal.


Apesar dessa alta, as recentes valorizações no atacado têm sido mais significativas. Para se ter uma ideia, nas últimas quatro semanas o atacado valorizou 0,7%, enquanto no varejo houve alta de 0,3%.


Assim, a margem de comercialização deste elo da cadeia recuou mais uma semana e, atualmente, está em 58,6%.





<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja