• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Considerações e expectativas para o mercado de fertilizantes


Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015 - 11h04

As vendas de fertilizantes totalizaram 1,99 milhão de toneladas em dezembro de 2014, segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA).


Com isso, no acumulado do ano passado foram entregues 32,21 milhões de toneladas de adubos ao consumidor final.


As vendas foram recordes e aumentaram 4,9% em relação ao total comercializado em 2013, cujo montante foi de 30,70 milhões de toneladas, maior volume até então. Veja a figura 1.



Para 2015, a expectativa é de manutenção a queda na demanda por fertilizantes em nível mundial, considerando as quedas nos preços das principais commodities agrícolas, em especial a soja e o milho.


Ou seja, os preços dos fertilizantes poderão cair no mercado internacional, em dólares. No Brasil, o dólar valorizado em relação ao real é um fator de sustentação das cotações dos adubos.Por outro lado, os estoques internos estão elevados e podem pressionar o mercado neste começo de ano.


A ANDA estimou um volume de 5,66 milhões de toneladas em estoques de passagem no Brasil em 2014, frente as 5,00 milhões de toneladas no fechamento de 2013 e 4,87 milhões de toneladas ao final de 2012.


Por fim, ainda com relação ao mercado brasileiro, chamamos a atenção para o setor de cana-de-açúcar, que pode ter redução na demanda por fertilizantes, devido ao cenário de dificuldades enfrentadas por usinas e produtores.


Com relação ao milho de segunda safra, cabe destacar que é possível que haja alguma movimentação no setor de insumos nestes primeiros meses do ano, considerando que muitos produtores postergaram as compras devido às incertezas climáticas e atrasos nos trabalhos em campo.


Normalmente, as compras de insumos para o plantio e tratos culturais do milho de segunda safra são feitas no final do ano anterior.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja