• Segunda-feira, 15 de julho de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Vendas de adubos foram recordes em outubro


Sexta-feira, 22 de novembro de 2013 - 10h36

De acordo com a Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), em outubro deste ano foram entregues 3,85 milhões de toneladas de fertilizantes ao consumidor final.


Foi o maior volume mensal já comercializado.


Houve aumento de 6,8% em relação às vendas de setembro último. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o incremento foi de 6,1%.


No acumulado de janeiro a outubro de 2013 foram vendidas 26,28 milhões de toneladas de adubos no país, 5,5% mais em relação ao mesmo período do ano passado.


Lembrando que as vendas totais em 2012, de 29,53 milhões de toneladas, foram recordes. 


Para 2013, a expectativa é de que o volume fique próximo de 31,00 milhões de toneladas comercializadas.


Apesar da boa demanda por adubos no mercado brasileiro nos últimos meses, as quedas de preços dos fertilizantes e matérias primas no mercado internacional pressionaram as cotações para baixo.


Os estoques internos elevados deram sustentação ao cenário de baixa. Em curto prazo, a expectativa é de que os preços dos fertilizantes parem de cair no mercado interno. Os preços já pararam de cair no mercado internacional.


Além da demanda firme, as recentes altas do dólar, que retornou a patamares acima de R$2,30, deverá colaborar com este quadro.


Com relação aos estoques, a ANDA estima um volume de 6,79 milhões de toneladas de adubos em 30 de junho de 2013, 21,1% mais em relação ao mesmo período de 2012.


 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja