• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

EUA diversificam os clientes da carne bovina. Já o Brasil...


Terça-feira, 24 de abril de 2012 - 09h56

Segundo informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as exportações de carne bovina dos Estados Unidos caíram 8,0% em fevereiro último, em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 82,4 mil toneladas equivalente carcaça.


A queda dos embarques ocorreu principalmente para os quatro maiores mercados atendidos pelos EUA (Canadá, México, Japão e Coréia).


No entanto, na comparação com a média dos últimos cinco anos, as exportações em fevereiro ainda foram 33% maiores, impulsionadas principalmente pela recuperação do acesso a alguns mercados após o surto de vaca louca nos últimos anos e por uma situação cambial favorável às exportações norte-americanas.


Em 2012, até fevereiro, os EUA continuam o trabalho de diversificação dos mercados atendidos, tal como fizeram em 2011, com a redução das quedas anuais nas exportações de carne bovina dos EUA para o México (10%), Canadá (9%), Japão (7%) e Coréia (38%), parcialmente compensada pelo aumento de embarques para Rússia (189%), Egito (77%) e Chile (465%).


Aliás, o Brasil vem ficando para trás no quesito de diversificação de clientes, com a concentração das compras nos cinco maiores compradores aumentando nos últimos anos, o que não favorece a situação lá fora, em termos de redução de risco.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja