• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Mercado reduz projeção de aumento do PIB; previsão para 2015 se mantém


Terça-feira, 25 de novembro de 2014 - 08h26

Depois de ter subido levemente na semana anterior, a estimativa dos analistas de mercado para a expansão da economia neste ano voltou a ter ligeiro ajuste para baixo. De acordo com o boletim Focus, do Banco Central, a mediana das projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do país caiu de aumento de 0,21% para alta de 0,20%. Há um mês, a estimativa era de crescimento de 0,27%. Para 2015, a aposta seguiu inalterada em 0,80%.


Na semana passada, o Banco Central informou que seu indicador de atividade, o IBC-Br, subiu 0,59% no terceiro trimestre sobre o segundo, feitos os ajustes sazonais, um resultado acima do esperado. O indicador sinaliza que, após dois trimestres de retração, o PIB se recuperou no período entre julho e setembro. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o dado na próxima sexta-feira (28/11).


A despeito do resultado provavelmente positivo no terceiro trimestre, analistas consideram que os bons números ainda têm que se repetir para sinalizar uma tendência mais animadora na economia. Indicador antecedente apurado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pela The Conference Board, divulgado na semana passada, sinalizou que a economia brasileira interrompeu sua trajetória de deterioração, mas ainda não dá sinais de expansão mais significativa.


Da mesma forma, os indicadores da indústria dão sinais contraditórios. A confiança caiu em novembro ao menor nível em 15 anos, pela medição da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mas de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV) subiu pelo segundo mês consecutivo no período. No Focus, a estimativa para a produção industrial deste ano, de queda de 2,30%, não foi alterada. Para 2015, a estimativa de aumento de 1,31% foi levemente reduzida a 1,30%.


Fonte: Valor econômico. Por Ana Conceição. 24 de novembro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja