• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Atraso na soja pode reduzir área de milho em até 40,0% em regiões de Mato Grosso


Quinta-feira, 13 de novembro de 2014 - 08h27

A estiagem prolongada no início do plantio de soja deve reduzir em até 40,0% a área plantada na segunda safra de milho em determinadas regiões de Mato Grosso (MT), disse na quarta-feira (12/11) a Aprosoja-MT, entidade que reúne produtores do estado.


Desde o início de outubro, as chuvas têm sido irregulares em Mato Grosso, provocando atraso na semeadura de soja, que alcança 67,0% da área total prevista, contra 86,0% no mesmo período do ano passado.


O atraso no plantio acarretará uma colheita da soja depois do planejado, não permitindo que muitas lavouras de milho "safrinha" sejam semeadas dentro da janela ideal de clima.


"Temos ouvido dos produtores decisões de reduzir drasticamente a área plantada de milho. Na região leste, por exemplo, essa queda pode chegar a até 40,0%", disse o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas, em nota.


A Aprosoja projeta ainda redução de 30,0% no norte e de 15,0% na área plantada com milho no oeste e no sul do estado.


Mato Grosso é o principal estado produtor de milho do Brasil, com a produção concentrada na segunda safra.


O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), ligado aos produtores rurais estimou que a safra 2013/14 foi de 17,7 milhões de toneladas, em 3,2 milhões de hectares. A entidade ainda não divulgou projeções para a nova safra de milho (2014/15).


Fonte: Reuters. Por Gustavo Bonato. 12 de novembro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja