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Valor da produção agropecuária de SP cresceu 1,4% em 2013


Quarta-feira, 23 de abril de 2014 - 09h25

O valor da produção agropecuária (VPA) de São Paulo superou as expectativas e somou R$57,671 bilhões em 2013, conforme cálculo atualizado e divulgado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgãos vinculados à Secretaria da Agricultura do Estado. O montante é 1,0% superior ao projetado em novembro passado (R$57,085 bilhões) e 1,4% maior que o resultado de 2012 (R$56,898 bilhões).


A principal "surpresa" que levou ao incremento em relação à estimativa do fim do ano passado foi a cana, carro-chefe do campo paulista. O valor da produção da cultura chegou a R$26,925 bilhões, quase R$1,0 bilhão a mais que o previsto em novembro - mas valor ainda 2,1% inferior ao de 2012. A produção canavieira aumentou na comparação (4,6%, para 444,4 milhões de toneladas), mas seu preço médio caiu (6,5%, para R$60,59 a tonelada) e pressionou a conta final. Ainda assim, a cana representou 46,7% do VPA do Estado no ano passado, ante 48,4% em 2012.


De acordo com o levantamento divulgado hoje, completam a lista dos cinco produtos agropecuários de maior valor  em São Paulo em 2013 a carne bovina (R$6,315 bilhões, baixa de 4,8%), a carne de frango (R$3,743 bilhões, alta de 16,3%), o leite (R$2,035 bilhões, alta de 33,9%), o ovo de galinha (R$ 2,005 bilhões, alta de 10%) e a soja (R$1,922 bilhão, alta de 23,9%). Apesar do forte crescimento, o valor da produção de carne de frango perdeu quase R$300,0 milhões em relação à estimativa preliminar de novembro.


Também chama a atenção que o valor da produção de laranja destinada às indústrias de suco confirmou as expectativas e amargou um recuo de quase 30,0%, para R$1,623 bilhão, e passou a ocupar a oitava posição nesse ranking, atrás do milho (R$1,880 bilhão, queda de 6,8%). Se a soja é o carro-chefe do agronegócio nacional, a laranja é há quatro décadas um dos produtos agrícolas de maior destaque no campo paulista - mas também há muitos anos enfrenta crise de preços e de relacionamento entre citricultores e indústrias de suco, que têm amargado queda na demanda internacional pela bebida.


Fonte: Globo Rural. 21 de abril de 2014.



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