• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

USDA passa a exigir relatórios sobre Diarreia Suína


Quarta-feira, 23 de abril de 2014 - 09h21

A propagação do vírus da Diarreia Epidêmica Suína (PED, na sigla em inglês) levou o governo dos Estados Unidos a adotar medidas adicionais para controle da doença. O secretário de Agricultura do país, Tom Vilsak, anunciou uma série de ações para ampliar a segurança do rebanho suíno americano. De acordo com comunicado divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), uma das medidas é a exigência de relatórios sobre a doença.


"O USDA está adotando esta ação devido ao efeito devastador desta doença sobre a saúde dos suínos desde quando ela foi identificada no ano passado, apesar de sua comunicação não ser obrigatória pelos padrões internacionais", diz o comunicado oficial. "A Diarreia Epidêmica afeta apenas porcos e não representa risco nem para as pessoas nem para a segurança alimentar", acrescenta o documento.


Além dos relatórios, será exigido um monitoramento sobre a circulação de animais e de veículos nas áreas afetadas pela doença. No entanto, não haverá restrições de movimentação. O USDA informou ainda que está realizando um trabalho em conjunto com as indústrias para dar assistência aos produtores de suínos em vigilância, monitoramento e apoio técnico.


"Foram estabelecidos protocolos de teste e já está sendo investigado como o vírus é transmitido", garantiu o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsak, segundo nota do USDA. "As ações nos ajudarão a identificar lacunas na biossegurança e impedir a propagação desse e seus danos a produtores, indústria e consumidores."


Fonte: Globo Rural. 21 de abril de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja