• Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Secretaria de Portos e CODESP identificam causas de excesso de caminhões


Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014 - 09h07

A Secretaria de Portos (SEP) e Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) identificaram os motivos que causaram lentidão no trânsito das vias de acesso ao Porto de Santos nesta terça, dia 18/2. 


O grande número de caminhões sem agendamento, ou fora da janela de horário, e um grande número de veículos direcionados para o Distrito Industrial da Alamoa (fora do Porto Organizado) motivaram os transtornos observados no trânsito da região. 


Segundo o Diretor de diretor do Departamento de Sistemas de Informações Portuárias da SEP, Luis Claudio Santana Montenegro, o Porto de Santos tem capacidade para absorver todo o volume da safra.


- O problema é a desorganização verificada no fluxo de caminhões - garantiu Montenegro,O diretor presidente da Codesp, Renato Barco, destacou que o fluxo de caminhões entre segunda, dia 17/2 e dia 18/2, foi acima do normal.


- Conseguimos identificar caminhões não agendados ou que se adiantaram por cerca de dois dias - disse.


O presidente também lembrou que os veículos com destino ao distrito industrial da Alamoa, que não estão sujeitos ao agendamento por estarem fora da área do porto organizado, também contribuíram para a lentidão no trânsito: "o acesso dos caminhões na Alamoa colaborou com o movimento e levou fila para a Via Anchieta".


Montenegro elogiou as prefeituras da região e disse esperar que sejam tomadas medidas para melhorar o tráfego na Baixada Santista.


- É um esforço amplo que envolve vários entes de governo, das três esferas, federal, estadual e municipal, com o propósito de organizar a chegada dos caminhões - disse o diretor.


Autuações


Segundo Montenegro, a orientação de Governo é punir quem achar que pode descumprir regra. Ele informou que os casos que trouxeram dificuldades serão verificados.


- Os relatórios serão analisados, e os terminais que descumpriam as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) serão punidos - disse.


Renato Barco disse estar confiante de que o agendamento será eficiente para a redução dos problemas de trânsito. Ele recordou que no segundo semestre de 2013, o Porto de Santos bateu recordes de movimentação sem grandes transtornos no tráfego.


- Tivemos problemas no ano passado no primeiro semestre, quando o Porto de Santos movimentou em média oito milhões de toneladas por mês; já em agosto foram quase 11,0 milhões e meio de toneladas sem qualquer transtorno. É um processo de mudança cultural, que não acontece da noite para o dia e o Governo está trabalhando para que isto aconteça no menor tempo possível - completou.


Fonte: CODESP. 19 de fevereiro de 2014. 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja